Treinamentos e Formações
Inspirar Educação
Formação de professores, gestores e supervisores, para implementar metodologias e práticas inovadoras na educação, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às necessidades da educação contemporânea.
Visando desenvolver uma prática pedagógica integral, focada em habilidades cognitivas e socioemocionais, por meio de conteúdos práticos e metodologias ativas, preparando os educadores para a nova era da educação.
Componentes da Formação
1. Respiração Terapêutica para Educadores
Descrição: Técnicas de respiração que ajudam na redução do estresse e na gestão emocional, tanto para os educadores quanto para serem transmitidas aos alunos. Metodologia: Sessões práticas de respiração guiada, exercícios para momentos de alta tensão e práticas de relaxamento que podem ser facilmente aplicadas em sala de aula.
2.Inteligência Emocional na Educação
Descrição: Foco no desenvolvimento da inteligência emocional dos educadores e dos estudantes. Será abordada a importância da empatia, resiliência, autoconsciência e habilidades de comunicação para o ambiente escolar. Metodologia: Treinamentos de habilidades socioemocionais, atividades de autoconhecimento e oficinas de resolução de conflitos.
3.Análise Comportamental
Descrição: Desenvolvimento de técnicas de análise comportamental para ajudar educadores a interpretar e responder a diferentes perfis de comportamento em sala de aula, promovendo uma gestão de classe mais eficiente. Metodologia: Análise de perfis comportamentais, estudos de casos práticos e criação de estratégias para uma gestão eficaz do ambiente de aprendizado.
4.Robótica Educacional STEAM
Descrição: Integração dos conceitos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) na educação. Abordará a robótica como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas, criatividade e pensamento crítico. Metodologia: Atividades hands-on com kits de robótica e simulações digitais; construção de projetos interdisciplinares que conectam conceitos de STEAM ao currículo.
5.Gamificação na Educação
Descrição: Introdução ao uso de elementos de jogos no ambiente escolar para aumentar o engajamento e facilitar o aprendizado. Os participantes criarão atividades gamificadas que podem ser implementadas em sala de aula. Metodologia: Exercícios de criação de jogos educativos, aplicação de quizzes, painel digital, mídias com IA e desafios que estimulam o pensamento lúdico e o engajamento dos estudantes.
6. Aplicação da BNCC na Prática
Descrição: Módulo introdutório sobre a importância da BNCC e como aplicá-la nas aulas. Este módulo envolve atividades práticas que permitem aos educadores vivenciar a implementação de competências gerais e específicas da BNCC, focando em sua aplicabilidade no contexto do seu munícipio. Metodologia: Estudos de caso, oficinas práticas e dinâmicas de grupo